30 de dezembro de 2009

Lua Azul (Blue moon)

        De acordo com a NASA, o fenômeno Lua azul acontecerá na noite de Reveillon!
        Já ouviram falar em Lua Azul (Blue moon)???
     Eu nunca tinha ouvido falar, até uma garota que eu sigo no twitter comentar por lá. Não me aguentei de curiosidade e fui pedir um "Help" para o Google, hehe.
         Se você acha que Lua Azul é a cor com que a lua aparecerá no céu, enganou-se.
       Segundo o Wikipédia, o termo lua azul se refere comumente à segunda Lua Cheia que ocorre num mesmo mês. A freqüência desse acontecimento, é de 1 vez a cada 2 anos ou 3 anos!! O.o

        O fenômeno é raro e não acontece todos os anos. A última vez ocorreu dia 31 de maio de 2007.
       O fato se dá devido ao ciclo lunar de 29.5 dias, o que torna perfeitamente possível que em um mesmo mês sua fase se apresente cheia por duas vezes. Sendo fevereiro o único mês impossível de se ter a Lua Azul, mesmo em anos bissextos. Inclusive é possível um ano não ter Lua Cheia no mês de fevereiro, nesses anos, acontece uma Lua Cheia no final de janeiro e a outra no início de março, ou seja 2 Luas Azuis no mesmo ano, em janeiro e março. Isto ocorre em média a cada 35 anos.
        De acordo com alguns historiadores, o nome Lua Azul foi criado no século XVI, por algumas pessoas que ao observar a Lua, a viam azulada. Outras, no entanto, a percebiam cinza. Muitas discussões ocorreram até concluir-se que era impossível a Lua ser azul. Esse fato criou uma espécie de expressão lingüística, e "Lua Azul" passou a ser sinônimo de algo impossível ou difícil. O termo ganhou força principalmente nos EUA e algumas frases como "só me caso com você se a lua estiver azul" se popularizaram rapidamente.
           Foi com esse significado de "nunca" ou "raro", que o termo foi usado para designar as duas luas cheias que ocorrem no mesmo mês, uma coisa rara, que não acontece sempre.
            O primeiro registro sobre Lua Azul que se tem é de um panfleto escrito na língua inglesa que dizia assim :"If they say the moon is blue, we must believe that it is true". Algo como "Se eles dizem que a lua é azul, nós devemos acreditar que isso é real".
           Neste ano, a segunda Lua cheia de dezembro será visível nos Estados Unidos, Canadá, Europa, América do Sul e África. Na Austrália e na Ásia, a Lua cheia somente poderá ser observada na manhã do dia 1º de janeiro.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! ;)