9 de junho de 2016

Segredos de Verona: O poço do Amor


Uma história de amor em Verona que vai além de Romeu e Julieta.




        Verona em si é uma cidade que respira o amor e atrai diversos casais apaixonados e também solteirões que estão a procura da sorte no amor. E se engana quem pensa que a cidade tem somente a história de Romeu e Julieta para contar. Perto da Piazza delle Erbe, no vicolo San Marco in Foro, se encontra o Pozzo dell'amore, que esconde uma história de amor dos tempos do Império Sacro Romano.
        O poço representa a história de Corrado di San Bonifazio, e de uma jovem mulher chamada Isabella. O jovem veronese apaixonado pela moça, tentava de todos os modos fazê-la se apaixonar também, mas ela não parecia corresponder ao seu amor, mesmo se, pouco a pouco, o amor nascia dentro dela. Em um dia gelado de inverno, os dois se encontraram no pátio perto da igreja de San Marco em Carceres, ao lado de um poço. Corrado, cansado do fracasso de um amor não correspondido, disse para a jovem que ela parecia ser feita de gelo e fria como a água do poço que ali tinha. Isabella, para desafiá-lo, disse a ele para entrar no poço pra ver se a água era realmente fria como ele pensava. Corrado, no impulso da juventude, obedecendo ao comando da moça, se jogou na água gelada do poço. Isabella, que sentia um verdadeiro amor pelo rapaz, vendo o que suas palavras causaram, se jogou também no poço, desaparecendo com seu amor. Depois disso, a notícia se espalhou pela cidade e o poço passou a se chamar "Pozzo dell'amore" (Poço do amor).

Mapa para chegar até o Pozzo dell'amore em Verona.

         Para chegar até o Poço do Amor, saindo da Piazza delle Erbe, desça a via Corso Porta Borsari e vire a esquerda no próximo vicolo chamado San Marco in Foro, e logo vire à esquerda novamente. O poço é um artefato simples e medieval , sem cobertura , feito de pedra local e com uma estrutura de ferro elegante, com uma seta apontando para o céu onde está pendurada uma roldana. Acima da grelha que o cobre , uma placa de bronze convida o visitante a lançar uma moeda da sorte onde está escrito: "Jogue no poço uma só moedinha, pensa por um momento no seu destino, não se distraia, não faça barulho, é ele, é ele, chega o amor". As moedas são periodicamente coletadas para financiar o clube de Julieta, uma associação sem fins lucrativos que responde milhares de cartas endereçadas a Julieta todos os anos. 
Foto: Italo Gallo.

Referências: Verona.net

             Já conhecia a história do Poço do amor? comente aqui embaixo!

Veja também:

Degustação de vinho em Montalcino (Toscana) - Relatos de Viagem

      

Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário! ;)