1 de fevereiro de 2014

Saiba mais sobre o BookCrossing



  Já ouviu falar em BookCrossing? 

   Não?
  O BookCrossing é uma biblioteca mundial. É uma rede social inteligente e ativa. É uma celebração da literatura e um lugar onde livros ganham uma nova vida. É o ato de dar a um livro uma identidade única e, conforme o livro é passado de leitor a leitor, ele pode ser rastreado e assim unir seus leitores.
   Ainda não entendeu? Ok. Vou explicar melhor.

   Segundo o Wikipédia, é a prática de deixar um livro em um local público, para que outros o encontrem, o leiam, e voltem a libertá-lo e assim sucessivamente. O conceito é definido desde 2004 pelo Concise Oxford English Dictionary.
Cquote1.svgbookcrossing n. the practice of leaving a book in a public place to be picked up and read by others, who then do likewise.
Cquote2.svg
— Concise Oxford English Dictionary
   O principal objetivo dessa prática é poder fazer do mundo uma biblioteca, e que as pessoas não fiquem com seus livros em suas estante para juntar pó, e sim compartilhá-los com o mundo, fazendo com que cada vez mais pessoas possam ler.
    Mas como participar desse movimento?? Simples.
    Existe um site oficial, criado por americanos, mas que você encontra escrito em português! Nele tem essas informações de como participar:
  1. Leia. Primeiro você pega o livro que já leu, o cadastra no site e faz a sua etiqueta personalizada ou não (no site tem os modelos), criando a própria identidade do livro. Isso permite rastreá-lo por onde ele estiver e também explicar à pessoa que o capturar como funciona tudo isso.
  2. Liberte para quem mais quiser ler. Você pode presentear alguém, ou simplesmente deixá-lo em um local público ou também em pontos oficiais de BookCrossing.
  3. Siga o seu livro e descubra por onde ele anda! Quando alguém o encontra, esse "alguém" pode entrar no site e informar que o livro foi capturado. Alguns livros tendem a permanecer em uma região, enquanto outros realmente se movimentam! Seu livro pode tocar a vida de um leitor que nunca o teria conhecido de outra maneira, ou pode apenas circular entre seus amigos.
   O site oficial é: http://www.bookcrossing.com/
  Segundo o site G1, em São Paulo existem três pontos fixos de BookCrossing: na Biblioteca Mário de Andrade, na Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista, e na Central das Artes, em Sumaré.


   E então? o que acharam dessa ideia de compartilhar livros e espalhar cultura pelo mundo todo?

   ~Natália ~



Reações:
This entry was posted in

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! ;)