4 de março de 2014

Introdução ao Scrapbooking


— Estou fazendo uns trabalhos de scrapbooking, Scrap decor..
— Hã? O que é isso?
—Nunca ouviu falar em Scrapbook? Álbuns de fotografias com colagens e etc?
—Não. Não faço nem ideia do que seja.

      Esse é um exemplo de quando digo que estou fazendo esse tipo de artesanato.  Quase ninguém sabe o que é o scrapbook, e provavelmente você também não sabe, nunca ouviu falar, ou já ouviu falar, mas nunca viu um. De acordo com os dicionários "The American Heritage®" e o "Random House Kernerman Webster's College Dictionary", o scrapbook é um livro com páginas em branco, utilizado para montagens e conservação de fotos, recortes de jornais, lembranças e fotos. Já o Wikipedia diz que é um livro com recortes e uma técnica de personalizar álbuns de fotografias ou agendas com recortes de fotos, convites, papéis de balas e qualquer outro material que possa ser colado e guardado no interior de um livro. Já o scrap decor, é a técnica de scrapbook aplicada em objetos, como porta-retratos, porta lápis, caixas, painéis, etc.
     Eu não sei como comecei a me interessar por scraps, mas sempre achei legal essas colagens com lembranças e fotos, já que eu amo fotografia. Em casa tenho um álbum antigo de família que era da minha avó, mas tem somente fotografias. Sempre quis fazer um para mim, nunca fiz mas já tenho muitas ideias, e pretendo fazer um do aniversário de 50 anos da minha mãe e quem sabe restaurar esse album de família?

Fotos do álbum antigo da minha família; recordações e mensagens.

       Em 2012, queria dar um presente para uma amiga. Como ela, assim como eu, ama a Itália, decidi fazer uma agenda com esse tema, e comecei a comprar a partir daí os materiais necessários, como papéis, chipboard, guilhotinha, base de corte e estilete, e continuo comprando aos poucos, já que todos esses materiais são caros e a maioria importado. Depois dessa agenda, recebi uma encomenda de uma no mesmo estilo.
Primeira agenda que fiz para dar de presente a uma amiga com o tema "Itália".

      Essa técnica exige algum tempo para ser feita. Para se ter uma noção, as agendas levaram em torno de 7 a 10 horas para serem feitas.
Agenda feminina que fiz para presente.

      O que me interessou nessa técnica foi o fato dela usar papéis e não fazer bagunça, ou melhor, não fazer tanta bagunça igual quando mexemos com tintas. Apesar que, quando fazemos um scrap decor geralmente precisamos fazer um acabamento com tintas, no caso de usar mdf.
Numero para porta de apartamentos, feito de papéis de scrap e porta-retrato de mdf..

       Sei que somente um post é pouco para falar dessa técnica, e por isso, decidi postar sempre os meus trabalhos aqui e falar um pouquinho do que já aprendi, pois a cada trabalho novo aprendo algo novo e faço algo diferente. Se você tem interesse em começar a fazer scrapbook ou scrap decor, é preciso pesquisar muito e ver outros trabalhos para inspirar...sempre é bom para surgir novas ideias. Outra dica é ir comprando aos poucos os materiais e começar pelo básico e mais barato, improvisando outros. Hoje já tenho 4 furadores, a ferramenta Crop a Dile big bite, estilete de precisão, carimbeiras, e muitos papéis. Sei que ainda não tenho tudo que preciso para fazer trabalhos cada vez mais lindos, mas aos poucos vou conquistando.
        Espero que tenham gostado. Deixem nos comentários se tiverem alguma dúvida sobre esse tema.
        Logo, logo teremos mais posts sobre Scrapbooking! Aguardem...

2 comentários:

Obrigada pelo seu comentário! ;)