7 de abril de 2014

Cartões de memória: dicas (Fotografia)



            Independente do modelo e marca da sua câmera fotográfica digital, uma das coisas mais importantes para se ter um resultado satisfatório em suas fotos é o cartão de memória que você utiliza. Descobri isso há pouco tempo.
             Desde 2004 utilizo câmera digital e nessa época o cartão que eu tinha, e que era mais comum de se encontrar, era do tipo Classe 4 e de 128 Mb. Sempre davam erros e sempre perdia muitas fotos, sem contar que cabiam pouquíssimas fotos. Hoje tenho uma câmera semi-profissional, e assim que a comprei, em 2012, comprei também um cartão Classe 10 de 32 Gb de uma marca desconhecida para mim, mas que ajudaria em meus videos em HD e FullHD.
            Eu aqui achando que minha câmera nova era o máximo, fazia ótimas fotos e videos, eis que um dia os videos começaram a dar "Tchutchu"( é como digo quando algo não "funfa", não funciona ou simplesmente começa a dar problemas), como por exemplo, quando ia assistir pelo computador, travavam em certos momentos, como se eu estivesse assistindo um DVD riscado. Ferrou! eu aqui com uma camera perfeita do ponto de vista amador e que para mim é uma grande vitória poder ter comprado uma assim desse nível, e agora faz videos bichados. Não tinha lógica. Foi quando comecei a pesquisar e descobri que o grande vilão dessa história era o cartão de memória. Isso mesmo, minha querida câmera não tinha culpa de nada.
       Se você estiver a procura de um cartão de memória para comprar, você tem que levar em consideração vários pontos. No meu caso, a minha camera filma em HD e FullHD, e para que os videos tenham mesmo a melhor qualidade e que seja realmente em alta definição, o cartão de memória tem que ser no mínimo um classe 10.
          Calma! se você não entende nada das especificações de um cartão, eu vou tentar explicar melhor com o que já pesquisei. Não vou entrar nas especificações SDHC, SDXC, etc., mas sempre fique atento ao modelo compatível com sua câmera.
            Mas então, o que significa ser de classe 10 ou 4?? É simplesmente a velocidade do cartão, ou seja, a velocidade mínima que ele é capaz ao tirar a foto e a armazenar, isso explicaria um bom motivo para não esperar tanto tempo para tirar a próxima foto, e por isso, por enquanto, os cartões classe 10 são os mais indicados para filmes em HD e FullHD também, por serem de maior velocidade. Nessa tabela, é possível visualizar as diferenças.


Class
Velocidade minima
2
2MB/s
4
4MB/s
6
6MB/s
8
8MB/s
10
10MB/s

          Voltando aos meus videos bichados, como pode então eles estarem assim, sendo que o cartão que estava utilizando era um classe 10? pois é, além disso, existe a velocidade que ele alcança, ou seja, a velocidade máxima. O meu cartão atinge 35 Mb/s (mega bytes por segundo). Foi aí que descobri que os fotógrafos profissionais utilizam a velocidade de 95 Mb/s ou superior. Não seria a salvação para os meus problemas?? Sim...mas eu não preciso realmente de uma velocidade tão alta, tanto porque não sou uma profissional e nem a minha câmera é, mas definitivamente eu precisava comprar algum cartão com uma velocidade maior. Além disso, o preço desses cartões de 95 Mb/s são muito mais altos. Foi aí, que pesquisei, pesquisei, pesquisei e achei um com bom preço, classe 10 e de velocidade de 80 Mb/s, que satisfaria a minha vontade de alcançar uma qualidade melhor com minha câmera.
          Lembrando, que tudo vai depender do que você está procurando, e esses detalhes fazem a diferença na hora da compra. Se o que você quer é somente arquivar dados, não é necessário pagar mais caro, comprando um cartão de alta velocidade.
        Outro detalhe importante pra você que quer um cartão para sua câmera, segundo algumas pessoas experientes no assunto me aconselharam, o melhor é não ter somente um cartão de memória com alta capacidade de armazenamento, como um de 64 Gb, por exemplo. Você pode estar fotografando algo muito importante, um trabalho amador, ou a melhor viagem da sua vida, e simplesmente dar erro no cartão, ou estragar, e você perder tudo. O importante é saber escolher uma marca confiável, e ter mais de um cartão com capacidades menores, como dois de 16 Gb, ou mais, por exemplo.

             Recapitulando....
            1) O cartão de memória classe 10 tem velocidade mínima maior, e portanto é a melhor escolha para câmeras que o objetivo seja filmar em alta definição. A Classe de velocidade é importante para o modo de vídeo ou câmeras de vídeo, onde o dispositivo realmente salva um grande fluxo contínuo de dados. A resolução e o formato do vídeo determina a quantidade de fluxo de dados constante. Isso se traduz em uma velocidade mínima que você precisa para garantir que o vídeo capturado nos cartões seja gravado em uma taxa, sustentada sem quebra de setores (o que resultaria em perda de dados e reprodução irregular).

          2) Observar a velocidade máxima de seu cartão de memória. Quanto mais rápido o cartão, mais rápido ele pode salvar o arquivo e estar pronto para tirar outra foto. Imagens digitais tiradas em câmeras de alto megapixel devem utilizar transferência de dados rápida (um tubo de dados de grande porte), cartões de alta velocidade para um melhor desempenho. Cartões de alta velocidade também podem melhorar a velocidade de transferência dos arquivos do cartão para o computador.

         3) Tenha mais de um cartão com capacidades de armazenamento menores, para garantir que não perca dados em caso de erros.

      Espero que eu tenha ajudado com minha experiência minima no assunto. Por enquanto, vou aprendendo, errando, pesquisando e descobrindo.
           Fica para o próximo post as minhas impressões sobre o meu cartão de memória novo, que ainda não chegou. ;)
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! ;)