30 de setembro de 2015

A rede social que inspira ideias


          Se você ama fotografia, e adora ter sempre uma inspiração para o dia-a-dia, seja para o lado criativo em fazer arte, como para o lado pessoal, o Pinterest foi feito especialmente para nós que amamos tudo isso. Se você não sabe do que estou falando, segundo o Wikipedia, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos que assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de arte, hobbies, roupas, perfumes, etc. O nome deriva da fusão de "To pin", que em português significa "prender" ou "fixar", e "interest" (interesse). Nele tem como seguir as pessoas, mandar mensagem, curtir fotos, mas o principal é compartilhar ideias através dos painéis, conectando pessoas com o mesmo interesse. Até porque, para os criadores, o Pinterest não é considerado uma rede social, pois não tem como objetivo o contato entre as pessoas, e sim de ideias que contribuem para a descoberta de novos conteúdos.
          Cada painel que você cria é de um tema diferente de acordo com o que você gosta. É como se fosse um álbum de fotos que você junta tudo em um lugar só. Quem te segue, automaticamente segue todos os seus painéis. Mas se você quer ter privacidade com algum tema, e não quer divulgar as suas ideias, tem também como fazer painéis privados. Existem painéis que você pode se identificar e seguir, assim ficará sabendo de todas as fotos novas (pins) que o dono desse painel adicionar.
         Um exemplo mais prático: Você quer dar uma festa temática na sua casa ou então uma festa com uma decoração mais descontraída e não sabe por onde começar para agradar seus convidados. Eu aconselho a começar pelo pinterest, procurando por "Decoração de festa", "Receber em casa" ou "Receber com charme", que com certeza você encontrará muitas ideias. Além disso, muitas empresas estão usando o pinterest para divulgar seus produtos
         Como é um site que começou nos Estados Unidos, é bom também pesquisar as palavras-chave em inglês para encontrar mais resultados. Apesar de ter 5 anos de estrada, somente no ano passado (2014), é que  houve um aumento de usuários brasileiros, segundo a revista EXAME.
           Abaixo é possível entender um pouco como funciona o Pinterest.

Feed de imagens


             Esse é o feed de abertura da sua conta. Nele mostra todos os pins dos painéis que você segue.

Para começar...


            Selecione temas do seu interesse para começar. Se não, é só procurar pelo tema que quiser na barra de pesquisa.

Temas

               Selecionando o tema específico fica mais fácil de encontrar o que você está procurando. Observe que na barra à direita mostra as pessoas que estão interagindo com você.

Voltando ao perfil


Editando o Perfil


"Pinando"


               Gostou de alguma imagem e quer colocar em algum painel? É só clicar em cima da foto, em "Pin it".

Criando um Painel


               Ao clicar em "Criar painel", escolha um nome para ele e selecione se será privado ou não. Clique em "Criar".

               Agora é só continuar "pinando" e compartilhando ideias. Gostaram da dica?
               Já conhecia o pinterest e também está viciado? Deixe seu comentário!
               Quer me acompanhar? Me segue lá!
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! ;)