13 de março de 2016

Livro: Grande Magia - Vida Criativa sem Medo (Resenha)

            
             Em abril de 2015, publiquei aqui no blog um post sobre o lançamento do livro "Big Magic- Creative Living Beyond Fear", onde disse muitos aspectos do que seria falado no livro. Em outubro, ele foi lançado no Brasil com o nome de "Grande Magia- Vida Criativa sem Medo", e eu comprei pela pré-venda, mas atrasou muito a entrega do pedido e eu fui receber ele somente 1 mês depois do lançamento. 
O livro "Grande Magia- Vida Criativa sem Medo", e alguns dos meus desenhos. Foto: Natália Pessini.

            O livro é considerado como um auto-ajuda na área criativa, e como está escrito na contra-capa, segundo a autora, Elizabeth Gilbert, também conhecida como Liz, "ser criativo não é estar voltado exclusivamente às artes: uma vida criativa é aquela motivada pela curiosidade. Uma vida mais ampla, um ato de coragem."
            Com suas 186 páginas (1ª edição), "Grande Magia" é um livro de não-ficção, dividido em seis partes, onde Gilbert passa por todos os aspectos do processo criativo: Coragem, Encantamento, Permissão, Persistência, Confiança e Divindade, e conta histórias de amigos e histórias da sua vida em relação ao seu trabalho (de escritora). Além disso, dá dicas através de exemplo de como superar a ansiedade e o medo envolto a um novo projeto. Como já escrevi antes na resenha de "A Assinatura de todas as coisas" da mesma autora, Elizabeth tem uma escrita muito leve e bem humorada. 
             É realmente um livro inspirador para quem tem ideias e talvez não saiba expressá-las ou lidar com o possível fracasso delas. Ela encoraja a todos a fazer o que quer que seja e abraçar o medo, que sempre está por perto. Como ela mesma diz, "A criatividade  é um caminho para os corajosos, mas não para os destemidos, e é importante reconhecer a distinção."
             No início do livro, Liz fala que quando você tem a sensação de se apaixonar ou de estar à beira de um precipício, ou olhando para algo lindo e fascinante mas ao mesmo tempo perigoso, preste atenção pois pode ser uma ideia chegando e que pode ser chamada por outro nome: inspiração. Ela acredita que é como se fosse um espírito que sopra em seus ouvidos a ideia, e você pode dizer sim ou não a essa Grande Magia. Você decide o final. Se você diz não, ela vai procurar outra pessoa, e se você diz sim você fecha um contrato com a inspiração e pode estipular como quiser os termos desse contrato.
               Vou parando por aqui, pois senão vou soltar vários spoilers depois desse paragrafo. Eu como fã de Elizabeth Gilbert, não podia deixar passar essa oportunidade de ler o seu novo livro. Foi uma leitura bem leve e inspiradora para por em prática todas as minhas ideias. Me fez pensar muito no meu caminho criativo, pois na minha cabeça vem muitas ideias e muitas vezes eu não as coloco em prática, e nisso o livro me inspirou bastante. Ta super recomendado!
        ★
                Me conte nos comentários se você já leu o livro, e se ainda não o leu, ficou com vontade de lê-lo?

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! ;)