3 de janeiro de 2016

Receita: Torta de Morangos da Nat


        No instagram sempre tenho o costume de postar fotos de algumas preparações que faço, mas nunca tinha postado por aqui a receita delas. Como algumas delas fazem sucesso (ou melhor, a maioria) e sempre me pedem as receitas, eis que hoje decidi dividir com vocês uma delas.
        Na noite de réveillon fiz uma sobremesa de morangos que fez o maior sucesso, que intitulei "Torta de morango da Nat", que é uma espécie de cheesecake sem o "cheese" e improvisada com a minha imaginação. Cada um faz a torta de morangos de um jeito, então eu incorporei na receita a base do cheesecake, com um creme inglês consistente por cima, e uma calda de morangos, no estilo de uma geleia mais liquida. Já estão com água na boca? Confere abaixo a receita e me digam o que acharam!

Torta de Morangos da Nat
Ingredientes para a base:
1 pacote e 1/2  de bolacha maisena.
200g de manteiga sem sal derretida
Ingredientes para o creme:
1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca
2 colheres de sopa de amido de milho
2 gemas
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 sachê de gelatina sem sabor (12g) dissolvida em 5 colheres de água
Ingredientes para a calda:
2 caixinhas de morango (cerca de 600g)
2 copos de açúcar
2 colheres de suco de limão

Modo de fazer:
       Para fazer a base da torta, triture as bolachas maisena em um liquidificador ou multiprocessador até formar uma farofa. Após isso, acrescente a manteiga derretida e misture com uma colher e depois com as mãos, até ficar em um ponto que não esfarele. Espalhe em uma forma de aro removível compactando bem. Pode usar só o fundo da forma ou fazer uma beirada de farofa, se não quiser uma base muito grossa.
       Coloque no forno a 180° (ou no máximo 200°) até dar uma douradinha leve (mais ou menos de 5 a 7 minutos). Retire do forno e reserve.
      Para o creme, a base é de um creme inglês (ou creme de gemas - receita da minha avó). Em uma panela coloque todos os ingredientes, menos a gelatina. Em fogo médio misture os ingredientes e mexa até ferver. Enquanto isso em outra panela (pequena) misture 1 sachê de 12g de gelatina sem sabor em 5 colheres de água. Coloque a panela no fogo e mexa até dissolver o pó (não deixe ferver). Assim que dissolver, acrescente no creme inglês e continue mexendo. Assim que tiver tudo homogêneo e com uma consistência cremosa, desligue o fogo e despeje em cima da farofa que já está na forma. Coloque na geladeira por aproximadamente 2 horas até ficar em um ponto de gelatina (consistente).
      Para a calda, o procedimento é o mesmo de uma geleia, mas com um ponto mais mole. Em uma panela média, coloque os morangos picados e lavados, o açúcar e o suco de limão. Ligue o fogo e deixe ferver (não é necessário ficar mexendo). Para chegar no ponto certo, coloque um pouco na beirada de um pires e se escorrer fácil, deixe ferver mais um pouco. Não deixe ficar em um ponto muito "duro" e nem em um ponto muito liquido. Após isso, reserve a calda na geladeira até esfriar. Quando estiver fria, coloque na forma, e desenforme na hora de servir.


Gostaria de agradecer a Gabriela do blog "Kitchen Brasita" por me ajudar a traduzir algumas linhas da receita em italiano.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! ;)