7 de março de 2016

Como começar a desenhar?

                 Se você entrou nesse post, é porque gostaria de saber desenhar e acha que não tem dom ou não leva muito jeito pra coisa, né? Já cansei de ouvir pessoas dizendo isso, mas descobri que não é bem assim que funciona. Qualquer um pode desenhar!
          Desde pequena, sempre ouvi que eu desenhava bem, mas nunca me estimularam para aprimorar esse talento, e simplesmente parei de desenhar. Agora, depois de muitos anos, já com 26 anos de idade (dona do meu próprio dinheiro), decidi fazer aula de desenho. Descobri através de um teste no primeiro dia de aula que eu precisava melhorar muito, e que o segredo estava em como eu enxergava as coisas.

Observe este desenho:
             Para desenhar não é preciso ter dom, mas saber enxergar além do que você está vendo. Parece confuso, mas o que estou querendo dizer é que é preciso ver as linhas, as formas das coisas, antes de desenhar. Para início, sugiro copiar alguma imagem da internet, seja ela qual for, mas que seja simples. Escolhi um Angry Bird para demonstrar, e o primeiro passo é fazer um esboço do que você quer desenhar através de formas geométricas. Quais as formas você enxerga nessa imagem?
               Perceba os círculos, os retângulos e os triângulos presentes na imagem. Eu usei o photoshop para demonstrar, mas passe para o papel as formas que você vê. Eu fiz as mais importantes, por isso faltaram ainda alguns detalhes. Fazer essas formas no papel, é o que chamamos de esboço.
                 É através do esboço que você vai definir o espaço do desenho na folha e o tamanho de cada detalhe, e ele vai ficar mais ou menos assim:
"Um esboço (do grego antigo σχέδιος - schedios "temporário") é qualquer obra (literária, visual, audiovisual, musical...) em estado inicial, que se encontre inacabada porque ainda possui muito pouca informação. É o conjunto dos objetos iniciais, mais gerais e elementares da obra a ser composta." (Wikipédia)

                  Depois do esboço, traçado com um lápis 2B, por exemplo, é só ir traçando os detalhes, e use o lápis 6B para o contorno. É importante também treinar o seu traço, para não ficar tremido e nem descontínuo e ter mais firmeza na mão. E esse será um assunto para um próximo post.

              Para começar então não é preciso de muito, e esses são os materiais básicos:

  1. Papel sulfite para início, e conforme for evoluindo, usar papel Canson para desenho.
  2. Lápis 2B, 6B e 8B.
  3. Borracha branca escolar.
  4. Estilete para apontar os lápis.
                    Essas são as dicas de hoje para começar a desenhar. Resumindo, lembre-se que é preciso treinar o olhar, e ser bastante observador. Depois, comece praticando o traço e copiando diversas imagens da internet, nunca esquecendo de sempre traçar o esboço antes. A partir daí, você já vai poder desenhar o que quiser. Mas claro, que isso leva tempo e muita prática. O importante é não desistir nunca e tentar sempre.

                     Quer mais dicas de desenho? então curte essa postagem e deixe seu comentário!

2 comentários:

  1. Adoreiii! Sou apaixonada por artes em geral e achei tão fofo esse jeito de começar a desenhar. Já tenho todo o material, agora é só começar ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana! que bom que gostou! o esboço é umas das primeiras técnicas que se aprende para desenhar. Ele é a base de tudo, e fazendo ele tem mais chances do desenho sair perfeito. Obrigada pelo seu comentário. Volte mais vezes! ;)

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! ;)