11 de fevereiro de 2016

Relatos de Viagem: Roma #1


       Já contei aqui no blog como foi a minha chegada em Roma, e agora vou contando aleatoriamente os relatos de viagem da Itália.
                No mesmo dia que fui nos museus do Vaticano, no período da tarde estava sem ideia do que fazer, mas já tinha combinado mais ou menos de encontrar a Gabriela, do blog Kitchen Brasita,  e fui andar nas proximidades do Vaticano e tirar fotos na ponte Sant'Angelo em frente ao Castel Sant'Angelo. Quando cheguei lá, recebi uma mensagem dela, me dizendo que ela e o marido Riccardo estariam perto da Basílica San Giovanni in Laterano, e então marcamos de nos ver em frente à igreja.
Selfie em frente ao Castel Sant'Angelo.
              Para quem não conhece, essa basílica no Brasil é chamada de Basílica de São João de Latrão. É a mais antiga das cinco basílicas papais do mundo sendo a mais antiga igreja no ocidente e conhecida por abrigar a cátedra do bispo de Roma. Ela fica próxima à estação de metrô de mesmo nome (San Giovanni).
 Basílica San Giovanni.in Laterano.
                 Logo que cheguei na basílica, eles chegaram em seguida e então conversamos um pouco, tiramos fotos e fomos embora. Quando eu estava prestes a passar pela catraca do metrô, com o bilhete em mãos, Gabriela me liga perguntando se eu animava de jantar em uma pizzaria tradicional de Roma chamada "Deus Pinsa", mas que primeiro ela teria que ligar lá para conseguir uma reserva, pois era muito disputada. Isso era por volta das 18h, e eu topei, é claro! Eles conseguiram a reserva para depois das 20h e iam me pegar de carro em frente à loja Coin (que fica em frente à Basílica). Enquanto isso, esperei dentro da loja, pois nesse dia fazia um frio de rachar, e dentro da loja estava quentinho.
Eu e Gabriela em frente à Basílica de San Giovanni.
             Como ainda faltava um bom tempo até às 20h, passamos ainda em um supermercado e depois na casa de uma senhora amiga do casal. Depois, fomos à pizzaria.
             Quando chegamos, me senti em casa, pois é um lugar bem simples. Nós aderimos ao menu "Pinsa-No-Stop", que é pizza (Pinsa Romana) à vontade incluindo a bebida (refrigerante ou cerveja) e a pizza doce de Nutella. Tudo isso a 10 euros por pessoa! Cada um pediu uma pizza, mas compartilhamos entre nós para todos experimentarem todos os sabores. Para mim, essa pizza, típica romana, foi uma das melhores que comi na vida, e na Itália. Mamma mia! Comi até falar "chega". Imagina como saí de lá? estufada, satisfeita e feliz.
Pizza em formato retangular na pizzaria Deus Pinsa.
            A pizza é toda "diferentosa". A massa dela é bem hidratada, tem alta digeribilidade, e tem menos gordura, carboidrato e proteína que a pizza tradicional. A soja, o arroz, e o trigo, são alguns dos ingredientes da receita original. Dizem que esse tipo de pizza, chamada Pinsa Romana, vem dos antigos romanos, e nasceu antes mesmo da pizza que todos nós conhecemos. A massa é leve e crocante, e no menu tem vários sabores típicos e tradicionais da Itália. Eu não vejo a hora de voltar à Roma e poder voltar lá.
             A pizzaria Deus Pinsa fica na Via Selinunte,35. O metrô mais próximo é o Lucio Sestio (linha A), ficando a 700m de distância da pizzaria. A única forma que vi para chegar lá é pegar o metrô e descer a Via Lucio Sestio, e virar à direita no quinto quarteirão na Via Selinunte.
               Depois que estávamos todos bem satisfeitos e felizes por saborear aquelas delícias, fomos embora. E não é que o casal me deu carona até o meu hotel (perto do Vaticano)? isso porque eles moram em Bracciano, a 40 km de onde me hospedei. Eu só tenho a agradecer toda hospitalidade, e carinho que Gabriela e Riccardo tiveram comigo. Foram uns amores! e quero muito um dia voltar à Itália e poder revê-los.

Leia mais:

Os trens na Itália

2 comentários:

  1. Natalia,assim voce me deixa ate emocionada uai! Aquele dia esta mesmo frio de lascar! Nao sabia o nome da basilica em portugues e descobri agora lendo aqui.😊
    Voce e' um doce de menina! Volte logo e vem passear aqui em Bracciano no verao😁
    Ah,eu continuo viciada naquela pizza e sempre vamos la,apesar da distancia ...nao resistimos!
    Um grande abraco! Gabriela 😙😙😙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^_^
      Eu quero muito ir no verão sim, e nessa próxima vez Bracciano não me escapa! hahaha.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! ;)